sábado, 31 de março de 2012

HORA DO PLANETA

                                                   Hora-do-Planeta-2012
A iniciativa, parte do movimento a Hora do Planeta,  da ONG WWF. Este é quarto ano consecutivo que as capitais brasileiras aderem ao movimento. Durante uma hora, (das 20h30 às 21h30), vários monumentos do país ficarão com as luzes apagadas em protesto ao aquecimento global. Se você quiser participar, é só apagar as luzes de sua casa durante este mesmo horário. Serão 5.200 cidades em 135 países participando. 

Setenário das Dores: Uma lança atravessa o coração de Jesus

Com a alma imersa na mais profunda dor, Maria viu Longinus transpassar o coração de seu Filho, sem poder dizer uma palavra. Derramou muitas lágrimas... Só Deus pode compreender o martírio desta hora, na alma e no coração. A dor de ver transpassar o Coração de Jesus com a lança, conferiu a Maria o poder de introduzir, em seu amável Coração, a todos aqueles que a ele recorrerem. Corramos todos a Maria, porque ela pode nos colocar dentro do Coração Santíssimo de Jesus Crucificado, morada de amor e de eterna felicidade.  Não nos esqueçamos de meditar esta imensa dor, quando nossa cruz estiver pesada. Nela encontraremos força para sofrer por amor a Jesus que sofreu na Cruz a mais infame das mortes.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Setenário das Dores: Aos pés da Cruz


               


Na meditação desta dor encontraremos consolo e força para nossas almas contra mil tentações e dificuldades e aprenderemos a ser fortes em todos os combates de nossa vida.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Setenário das Dores: O doloroso encontro no caminho do calvário


Contemplemos e vejamos se há dor semelhante à dor de Maria Santíssima, quando encontrou-se com seu divino Filho a caminho do Calvário, carregando uma pesada cruz e insultado como se fosse um criminoso. 'É preciso que o Filho de Deus seja esmagado para abrir as portas da mansão da paz!' Lembremo-nos de suas palavras e aceitemos a vontade do Altíssimo, nossa força em horas tão cruéis de nossa vida.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Setenário das Dores: A perda do menino Jesus

                                                                          
Maria procurou Jesus por três dias. Maria tinha consciência de que Ele era o Messias prometido. Quando o encontrou no Templo, no meio dos doutores, ao dizer-lhe que havia deixado sua mãe três dias em aflição, ele respondeu-lhe: "Eu vim ao mundo para cuidar dos interesses de meu Pai, que está no Céu". À esta resposta do meigo Jesus, Maria emudeceu e compreendeu que sendo o seu Filho, Homem e Deus, aquele que salva assim deveria proceder, submetendo a sua vida à vontade de Deus, que muitas vezes nos fere em proveito de nossos irmãos. Pobres aqueles que querem prender seus filhos, abafando-lhes a vocação! Os pais que assim procedem podem levar seus filhos à perdição eterna e ainda terão que dar contas a Deus no último dia. Porém, protegendo suas vocações, encaminhando-os para tão nobre fim, que bela recompensa receberão estes pais.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Setenário das Dores: A Fuga para o Egito

Irmãos, quando Jesus, Maria e José fugiram para o Egito, foi grande dor saber que desejavam matar o seu filho, aquele que trazia a salvação! Maria não se aflige pelas dificuldades em terras longínquas; mas por ver seu filho inocente perseguido, por ser o Redentor. Maria suportou o exílio por amor e por alegria por Deus fazer dela cooperadora do mistério da salvação. No exílio Maria sofreu provocações, mas as portas do Céu futuramente abriam para Maria. Esta dor nos ensina a aceitar as provocações do dia-a-dia com alegria de quem sofre para agradar a Deus.




O Setenário das Dores em Padre Viegas


 
Na noite deste domingo (25), foi intensificada a preparação para a Semana Santa, com a reflexão do Setenário das dores. A cada dia, o setenário terá como tema para reflexão uma dor de Maria, mãe de Jesus. Durante esse período, temos a oportunidade de viver nossa fé, refletir e buscar sempre seguir o exemplo de Maria a serviço de Deus.  O Setenário das dores de Maria, será  as 19:00h na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Participe!

sábado, 24 de março de 2012

Ponto Volante de Cultura traz Planetário Itinerante a Padre Viegas


Você já se imaginou a bordo de uma nave decolando rumo a uma viagem espacial? Pois é essa a sensação que os convidados para as sessões do Planetário Itinerante vão poder experimentar a partir de agora na programação do Ponto Volante de Cultura. A viagem começa no interior da câmara escura montada especialmente para as sessões que são conduzidas pelo monitor responsável pela simulação da viagem. Lua, Sol, Marte, Júpiter, Saturno com seus intrigantes anéis e outros planetas do Sistema Solar estarão no roteiro dessa aventura incrível pelo espaço sideral. O Planetário Itinerante, uma atividade lúdica e educativa ao mesmo tempo, aborda em seu conteúdo diversos temas como as fases da lua, as principais constelações do sistema solar e outras curiosidades galácticas em sessões com duração de 40 minutos aproximadamente e com capacidade para receber até 40 pessoas. A inédita atração do Ponto Volante estréia na próxima semana e pretende levar uma nova forma de conhecimento e diversão aos bairros e distritos de Mariana atendidos no roteiro do projeto. A partida para essa diferente aventura será em Padre Viegas, no dia 29 de março às 15h, aberta a toda comunidade. A parceria firmada entre o SESI Mariana e o Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP tem o apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Minas e da Prefeitura Municipal de Mariana e irá beneficiar outras localidades e bairros que estarão na rota do Planetário Itinerante neste semestre.


Fonte: pontodecultura.blogspot.com.br

sexta-feira, 23 de março de 2012

Festival do Minuto hoje em Padre Viegas

O Centro de Cultura SESI-Mariana e o Festival do Minuto firmaram parceria estratégica para viabilizar a realização de sessões nos distritos marianenses através do Ponto Volante de Cultura. A iniciativa uma extensão das mostras promovidas no âmbito nacional que irá beneficiar toda a comunidade local proporcionando nova alternativa de lazer e cultura. No dia 23 de março, próxima sexta- feira - 15h, no Ponto Volante de Cultura acontecerão mostras temáticas de cinema com entrada gratuita no distrito de Padre Viegas. O Festival do Minuto é um evento que foi criado no Brasil em 1991. É hoje o maior festival de vídeos da América Latina, tendo inspirado festivais do minuto em diversos outros países. Desde 2007, o Festival tornou-se permanente, recebendo filmes online e premiando os melhores trabalhos. Em 2011, foram R$ 55 mil em prêmios. Todos os vídeos recebidos são avaliados por uma equipe de curadores e só depois publicados no site. O Festival do Minuto também realiza exibições offline em mais de 200 cidades no Brasil e no exterior, exposições em museus, mostras itinerantes, festivais em escolas e universidades, oficinas, entre outras atividades. Grande parte dos cineastas e profissionais de renome do audiovisual brasileiro já fez o seu filme do Minuto.

Fonte:pontovolantedecultura.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

Recadastramento do Bolsa Família termina no próximo dia 29 de Março*


Todas as famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família devem verificar no comprovante de pagamento ou na tela dos caixas eletrônicos das agências onde recebem o benefício e verificar se há a seguinte mensagem: “BENEFÍCIO BLOQUEADO, PROCURE A GESTÃO MUNICIPAL DO BOLSA FAMÍLIA PARA ATUALIZAR SEU CADASTRO E EVITAR QUE SEU BENEFÍCIO SEJA CANCELADO EM 2012”. Essas famílias devem atualizar os dados referentes ao cadastro até o dia 29 de março, pois se permanecerem com as informações cadastrais desatualizadas após este período terão seus benefícios cancelados. A atualização cadastral a cada dois anos é determinado pelo decreto nº 6135/07 do Governo Federal. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para o acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do Programa. É necessário que esses dados retratem a realidade dos benefícios para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140. As famílias que precisarem realizar o recadastramento deverão apresentar os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Certidão de Nascimento dos filhos; Certidão de Casamento; Comprovante de Residência; Comprovante de Renda (Caso possua); Cartão do Programa Bolsa Família. Observação: Somente para novas inclusão é necessário o xerox dos documentos. O atendimento do Programa Bolsa Família funciona de 8h às 17h, no Centro de Convenções localizado na Praça Juscelino Kubistchek, s/nº. (próximo á Prefeitura Municipal de Mariana)
*Fonte: site da Prefeitura Municipal de Mariana, 21/03/2012

Banda Skact'us: ANO 2


                                         
Já se passaram DOIS anos daquela primeira reunião no salão (lembram?)... . Já se passaram DOIS anos  que os ensaios eram no salão sábado pela manhã, com instrumentos de percussão alternativos (lembram?)... com instrumentos emprestados (lembram?)... enfim, já se passaram DOIS anos. DOIS anos de muito trabalho, muitos sorrisos, alguns choros, desentendimentos, reconciliações.... mas o que mais importa: DOIS ANOS DE MUITA UNIÃO. A música é o laço que os prende e está cada vez mais firme. Vocês agora são somente um: A BANDA SKACT'US! PARABÉNS  DANILO, IGOR, FRED, REGIS, TATO, LAURO, SAMUKA, GUI, SAULIM, DUDU, DIEGO, VICO, BRENO, JÉSSICA E GABRIEL. Vocês que fazem a SKACT'US ser o que É e o que vai SER!


MUITO SUCESSO PRA VOCÊS!

 são os votos da Diretoria do Coral Nossa Senhora do Rosário

segunda-feira, 19 de março de 2012

3º Aniversário do Coro Feminino Sylvinha Araújo

O Conservatório vai disponibilizar transporte para os interessados em ir assitir ao evento. Quem se interessar, favor procurar Elizângela (sobrinha de Sô Padre) e repassar os nomes, a partir de amanhã terça-feira até quinta-feira.


domingo, 18 de março de 2012

Semana Santa em Padre Viegas 2012



                                                   
Já temos a programação da Semana Santa em Padre Viegas 2012. Com o intuito de divulgar a Semana Santa, vamos fazer a cobertura com postagens diárias. Para ter acesso a programação, clique aqui .  

O Canto Coral em Padre Viegas

Padre Viegas é inquestionavelmente forte no que tange a cultura musical. Aqui, temos várias formas de manifestações musicais. Corporação Musical, cantores solistas e grupos musicais além de dois corais formados e um coral em formação. O canto coral em Padre Viegas, ecoa há pelo menos cinquenta anos nas vozes do Coral Nossa Senhora do Rosário e, além de ser uma atividade que está unindo pessoas da comunidade, vem se tornando também um lazer e uma prática saudável para muitos. A criação do Coral Infantil Luz de Estrela Ester foi um grande avanço dentro da comunidade, tanto no sentido sócio-educativo quanto a nível cultural, uma vez que desde cedo nossas crianças e adolescentes terão a oportunidade de contato com o canto coral. Parabenizamos aqui a família do saudoso Maestro Jovelino Marciano Gonçalves por essa iniciativa. Além desses dois corais, estamos vendo nascer um coral na igreja Assembléia de Deus, o que também vem reforçar mais essa tradição musical. Desejamos sucesso e longevidade a esse novo grupo, pois, assim teremos tranquilidade com a preservação desse nosso patrimônio imaterial.

sexta-feira, 16 de março de 2012

A Institucionalização do Coral Nossa Senhora do Rosário 1: Brasão

Assim que a diretoria iniciou o seu processo de gestão e institucionalização, houve a necessidade de se criar um brasão que remetesse ao Coral Nossa Senhora do Rosário. Apresentamos um modelo que  foi aprovado pelos membros do Coral, para uso em suas comunicações, documentos oficiais e uniforme. O Brasão segue com seus simbolos e significados:
Cores: Azul, Branco, Lilás e Prata.
Sinificados:
Azul e Branco: Referência às cores tradicionais na devoção ao Rosário;
Lilás: Espiritualidade, traduzida e levada através da música cantada pelo Coral;
Prata: Simboliza independência, organização e modernidade- Conceitos trabalhados desde a constituição da diretoria.
 
Simbolos: Coroa e Lira.
Significados:
Coroa: Exaltação a Maria, nossa mãe e rainha, que leva também seu nome a esse grupo;
Lira: Música.
 
Dizeres: "Omnes Quod Spirat Laudet Dominum"- Padre Viegas, 07 de Outubro de 1960.
Significados:
Omnes quod Spirat Laudet Dominum- "Todos os vivos louvai ao senhor" (Salmo 150); Está em latim em referência aos tradicionais cânticos em latim cantados pelo Coral;
Padre Viegas, 07 de Outubro de 1960-Local e data de criação do Coral.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Institucionalização do Coral Nossa Senhora do Rosário



Desde que foi criado, o Coral Nossa Senhora do Rosário constituiu uma diretoria somente em 2008, ou seja, durante quarenta e oito anos o coral foi visto somente como um grupo. Com a eleição da primeira diretoria, o Coral começou a ser pensado pela mesa diretora de forma a atender melhor seus cantores, oferecendo estrutura física e tecnológica. O projeto Comunidade em Canto, aprovado pela SAMARCO em 2010 foi uma importante conquista para este propósito. Outra conquista, no ano passado, foi o título de utilidade pública municipal. Com isso, a instituição Coral Nossa Senhora do Rosário, apesar de nova, já está se firmando e conquistando o respeito da comunidade. Apresentamos a diretoria que foi constituída para exercer o mandato no biênio 2010-2012:

Presidente: Valdete da Silva Araújo (reeleita)
Vice- Presidente: Aline Gonçalves Jales
1º Secretário: Júnior Eduardo Nonato
2º Secretário: Maria Auxiliadora de Castro Gonçalves
1º Tesoureiro: Ana Maria Gonçalves
2º Tesoureiro: Gleicy Mara Magalhães Carvalho Moreira

Conselheiros Fiscais:
Ércio Rômulo Gonçalves
Eva Germana Gonçalves Jales
Vanete da Silva Araújo
Margarida Angélica Gonçalves Moreira

Procuradora:
Vanete da Silva Araújo

Relações Públicas/ Comunicação:
Águeda Maria Gomes dos Anjos

Diretor de Patrimônio:
Joaquim Mamede Nonato

Arquivo:
Elisângela Araújo

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ensaios do Coral Nossa Senhora do Rosário

     O Coral Nossa Senhora do Rosário ensaia três vezes por semana: domingo, das 15:00h às  17:00h, segunda-feira, das 19:30h às 21:00h e terça-feira, das 19:30h às 21:00h.             

(Foto: Júnior Eduardo)


Os ensaios estão acontecendo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em função do projeto Petrobrás Concertos. Assim que as apresentações dos concertos começarem, o Coral voltará a ensaiar na sede.
 
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Foto: Júnior Eduardo)

sábado, 10 de março de 2012

Aulas de Violino


Começaram nesta sexta-feira as aulas de violino. O projeto, de forma experimental, é pioneiro em Padre Viegas e vem para trazer novas perspectivas e  mais versatilidade. O projeto aulas de violino está sob a coordenação de Arlete Gomes que também não esconde suas melhores expectativas com o curso e seus resultados. As alunas Karla Rocha, Kátia Alves e Gizélia Bonifácio também demonstraram muito interesse e empenho nesse primeiro contato. As aulas serão ministradas pelo jovem  e competente professor Igor Azevedo de Freitas.

As alunas Kátia Alves (esq.), Gizélia Bonifácio (centro) e Karla Rocha (dir.) durante a primeira aula
(Foto: Reginaldo de Souza)

Arlete com as alunas Karla Rocha (dir.) e Kátia Alves (esq.)
(Foto: Gabriel Pereira) 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Coral Nossa Senhora do Rosário e a Semana Santa em Padre Viegas

A Quaresma é um período de reflexão, oração e silêncio. Dentro do período da Semana Santa, a música também nos leva a refletir sobre a paixão, morte e ressurreição de cristo e fazer uma autoreflexão. Por isso, os tradicionais motetos com seus textos em latim, trazem belas mensagens durante as celebrações da Semana Santa em Padre Viegas, há pelo menos cinquenta anos, graças ao Coral Nossa Senhora do Rosário. Essa é mais uma tradição mantida pelo Coral e que tem significativa importância dentro do clima da Semana Santa.

domingo, 4 de março de 2012

Projeto Petrobrás Concertos

Ensaio do Coral Nossa Senhora do Rosário para o Projeto Petrobrás Concertos
(Foto: Reginaldo de Souza)
O Coral Nossa Senhora do Rosário está participando do Projeto Petrobrás Concertos, projeto da Petrobrás em parceria com o Museu da Música de Mariana. Os ensaios estão a todo vapor! Em breve, o Coral fará seu primeiro concerto, em uma sequência com quatro apresentações.

sábado, 3 de março de 2012

Curso livre de violões

Após o evento de lançamento do curso, os alunos vem se dedicando bastante ao instrumento fazendo com que o conteúdo avance cada vez mais rápido. Se continuarem assim , tão logo teremos muitos novos violonistas em Padre Viegas. Parabéns a todos os alunos pela dedicação e empenho!   


                                    
O evento de lançamento do projeto  contou com a presença do Presidente da ACOMPAV, Jefferson de Oliveira Filho (esq.) e também do Maestro da CMSCJ, Afonso Júlio Jales (dir.).  (Foto: Gabriel Pereira)

O Coral Infantil Luz de Estrela Ester fez a abertura do evento com uma brilhante apresentação
(Foto: Gabriel Pereira)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Reunião da SAMARCO em Padre Viegas sobre o Festival de Cuscuz 2012

Na noite da última quarta-feira (29/02) houve  uma reunião entre representantes da SAMARCO e da comunidade para  discutir o Festival de Cuscuz deste ano. Tivemos muitas sugestões e vamos ter novidades. Aguardem....